O 1º FESTIVAL DOS CINEMAS DO MEDIETRRÂNEO –VEM MEDITERRAR!- realizou-se de 9 a 18 de Março de 2006, tendo superado as expectativas. Como palco principal os cinemas do Fórum Algarve, o 1º Festival Internacional de cinematografia mediterrânea surpreendeu público, júri, parceiros e comunicação social nacional e estrangeira. Com o prefácio do Catálogo Oficial da autoria de Manoel de Oliveira, chamou a atenção pela sua originalidade e qualidade dos filmes e convidados, assim como da sua Gala de encerramento apresentada pelo actor e apresentador Rui Unas.
Durante 10 dias foram exibidos mais de 130 filmes de 21 dos países do mediterrâneo, que contaram com a presença de cerca de 90 convidados nacionais e internacionais a prestigiaram o evento. Entre muitas edilidades e nomes sonantes do cinema é possível referir a presença de: Dr. José Apolinário, Eng.º Augusto Miranda, Dr. Mendes Bota, Embaixador do Egipto, Embaixador da Argélia, Presidente da Cinemateca Portuguesa, Assessor do Vereador da Cultura da Câmara Municipal de Lisboa, João Botelho, Pedro Sena Nunes, Nicolaescu Sergiu, João Drago, José Nascimento, Aner Preminger, Antonio Llorans, João Pedro Bénard da Costa, Ricardo Trepa, Mohamed Rachid Benhade, Jean Marc Brondolo, Pierre Jolivet, Dan Wolman, entre outros
A adesão do público a esta 1ª edição – inédita em Portugal e localizada na capital da região do Algarve - registou mais de 5.000 presenças. Além de acções desenvolvidas com entidades parceiras (como oferta de bilhetes através de passatempos, vouchers de descontos, etc), a 1ª edição do Festival VEM MEDITERRAR! beneficiou de uma campanha de publicidade nacional e regional, incluindo um spot de TV, um spot de rádio, rede de outdoors, um suplemento num semanário, flyers, bandeiras e pendões.
Além do impacto nos suportes nacionais obteve também resultados internacionais, com maior incidência em Espanha.
Júri composto por personalidades nacionais e internacionais ligadas ao universo cinéfilo:
Júri Longas-metragens:
ANABELA MOUTINHO - Portugal ;
ANER PREMINGER - Israel ;
NUNO COIMBRA MARTINS - Itália ;
JACQUES MER - França
Júri Curtas-metragens:
PEDRO RUIVO - Portugal ;
EBERHARD SCHEDEL - Alemanha ;
SILVIA ROCHA - Portugal
Júri Documentários:
JOSÉ NASCIMENTO - Portugal ;
GUILHERMINA CORREIA - Portugal ;
SERGE TRÉFAUT - Portugal
Os galardoados:
Prémio Melhor Curta-Metragem, CRICKET (Israel), por MATAN GUGENHEIM.
Prémio Melhor Documentário, MY FAMILY´S PIZZA (Israel), por RONEN AMAR, e MAN ON THE EDGE – FISHER MEN´S DIARY (Israel), por AVNER FAINGULERNT e MACABIT ABRAZON.
Prémios “Algarve” para as melhores produções portuguesas:
Melhor Curta-Metragem: A PISCINA, por IANA e JOÃO VIANA.
Melhor Documentário: A MORTE DO CINEMA, por PEDRO SENA NUNES.
Melhor Longa-Metragem: ALICE, por MARCO MARTINS.
Prémio para a melhor Actriz, RAFAELA GARRETON (França), no filme ALLEZ SIMPLE.
Prémio para o melhor Actor, GAL ZAID (Israel), no filme BEN´S BIOGRAPHY.
Prémio para o melhor Realizador, TAWFIK ABU WAEL, (Palestina/Israel), com o filme ATASH.
Prémio do Público, Melhor Longa-Metragem, BEN´SBIOGRAPHY (Israel), por DAN WOLMAN.
Prémio Mediterrar, Melhor Longa-Metragem, DÚNIA (Egipto/França/Líbano), por JOCELYNE SAAB